A Organização Mundial de Saúde assegurou que não existe definição “oficial” de saúde mental.
Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a “saúde mental” é definida. Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional.
A saúde Mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais.
Segundo o médico psiquiatra Sérgio Luiz Lorusso (2011), saúde mental é:
“O equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem contudo perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro. É estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário”
Os seguintes itens foram identificados como critérios de saúde mental:
- Atitudes positivas em relação a si próprio
- Crescimento, desenvolvimento e auto-realização
- Integração e resposta emocional
- Autonomia e autodeterminação
- Percepção apurada da realidade
- Domínio ambiental e competência social
Fonte:
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1059
http://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/