Hospitais da Lombardia passaram a fazer testes em pacientes em estado grave com plasma de pacientes que sobreviveram ao coronavírus.
O Hospital Policlínico de Pavia, na Lombardia, no norte da Itália, iniciou um tratamento experimental de terapia com plasma, um procedimento que usa o sangue de pacientes curados do novo coronavírus para tratar aqueles que estão em estado grave.
O centro hospitalar pediu doações de sangue daqueles que se recuperaram da covid-19 e os primeiros a chegar foram de um casal de médicos, os primeiros aspectos positivos para o vírus na província, de acordo com relatos da mídia italiana.
“É uma terapia que já foi usada com sucesso contra SARS e ebola e que permite que outras terapias sejam realizadas ao mesmo tempo”, explicou Cesare Perotti, chefe de Imuno-hematologia da Policlínica de Pavia.
A terapia com plasma já havia sido aprovada pela delegação de médicos chineses de Wuhan que visitaram o hospital há duas semanas, que contribuíram com sua experiência ao explicar que a haviam testado em mais de 1 mil pacientes com resultados positivos.
Até o momento, os primeiros testes foram realizados com cinco pacientes deste hospital e quatro no hospital Mântua (também na Lombardia), depois que a Policlínica compartilhou seus protocolos com outros centros da região, os mais afetados na Itália.
Os resultados dos testes foram positivos embora, com um número muito pequeno de pacientes o que não é significativo em relação a demanda da pesquisa que precisa de muito mais testes para ter eficácia e ser certificada.
Fonte:
R7 – https://noticias.r7.com/saude/italia-testa-tratamento-contra-covid-19-com-sangue-de-pacientes-curados-17042020