Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, falou a diplomatas sobre a necessidade de manter uma estratégia de contenção.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu nesta quinta-feira (12) que todos os países “redobrem” o comprometimento contra a pandemia de coronavírus.
países devam desistir”, disse o diretor-geral em um encontro com diplomatas em Genebra. “A ideia de que os países devem passar da contenção para a mitigação está errada e é perigosa.”
Tedros também afirmou que, apesar de manter uma estratégia de contenção, todos os países devem “encontrar um bom equilíbrio entre proteger a saúde, impedir perturbações econômicas e sociais e respeitar os direitos humanos”, de acordo com comentários disponibilizados pela agência.
Segundo a agência, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações, e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.
Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.
Fonte:
Organização Mundial da Saúde – OMS
G1.