Aloe vera é uma das centenas de espécies de plantas conhecidas popularmente como babosa, atualmente uma das mais amplamente utilizadas em produtos para a beleza e para a saúde, tanto para uso externo como interno, por causa de suas reconhecidas propriedades medicinais.

Tanto o gel (para uso externo) que o sumo (para uso interno) são utilizados de suas folhas, e a planta pode ser facilmente cultivada em casa.
O gel é particularmente eficaz no tratamento tópico de:
- queimaduras,
- escoriações,
- psoríase e outras doenças da pele,
enquanto o suco é utilizado principalmente como:
- imunomodulador – o que estimula as reações imunológicas do organismo,
- desintoxicante,
- problemas gastrointestinais.
Ao longo do tempo tornou-se claro que a aloína, um princípio ativo naturalmente presente na planta, especialmente quando consumida com frequência, pode irritar a mucosa intestinal com um efeito laxante sério.
Por isso que todos (ou a maioria) dos produtos à base de aloe, atualmente existentes no mercado para o uso interno, devem ser submetidos a tratamentos para a retirada desta substância.
Vamos saber tudo sobre a babosa?
Para muitos considerada a rainha das plantas medicinais, dada a sua grande amplitude de usos e benefícios.
1. Benefícios
O gel para uso tópico, pode ser colocado sobre a pele tendo sido retirado diretamente da planta usando uma faca afiada, de preferência flexível. Retira-se a casca da folha e toda a sua parte amarela presente logo abaixo da casca, para colher a sua parte interna, que é a parte “babosa”, o gel da planta.
2. Aplicações do gel da aloe vera
- Antirrugas natural – o gel é incrivelmente hidratante e pode ser colocado diretamente sobre as peles do rosto e pescoço, deixando-o agir até secar ou pelo tempo que quiser. Pode ser usado até mesmo antes de dormir, para ser retirado com lavagem pela manhã. O gel é tão impressionantemente eficaz, que dizem que a babosa era o segredo de beleza utilizado por Cleópatra no antigo Egito.
-
Caspa – coloque o gel sobre o couro cabeludo, massageando-o antes de lavá-lo normalmente.
- Queimadura solar – por seu efeito hidratante, depois de exagerar no sol, o melhor remédio é o gel da babosa, refrescante e hidratante.
- Pelos mesmos motivos, o gel pode ser aplicado em outros tipos de queimaduras, por exemplo com água ou óleo quente, etc.
- Para a pele seca do frio – das mãos, do rosto, das pernas, braços etc.
- Como hidratante natural para o corpo (além do rosto).
- Para cuidar dos cabelos independentemente da caspa.
- Para aliviar a irritação cutânea – depois da depilação com cera ou lâminas.
- Para aliviar manchas na pele causadas pelo sol – faça máscaras com frequência, usando o gel da babosa.
- Para uma cicatrização mais rápida e para evitar marcas de cicatrizes.
- Para picada de insetos – para as de pernilongos, o alívio na coceira é imediato.
- Para dores musculares por suas propriedades anti-inflamatórias e calmante.
- Pelos mesmos princípios, o gel pode ser aplicado em gengivas inflamadas e em outras inflamações internas na boca também para cicatrizar espinhas e acnes do rosto.
- Para dor de cabeça, prove usar o gel de aloe vera com uma gotinhas de óleo essencial de menta aplicando-o às têmporas e à nuca, com movimentos circulares.
- Como anti-inflamatório para cortes, feridas e machucados em geral – pois o gel é antibacteriano, antiviral e antifúngico.
- Para curar hemorroidas por seu poder anti-inflamatório.
- Para curar aftas – porque a babosa tem propriedade cicatrizante.
O uso da babosa para a pele são realmente infinitos.
Praticamente é um santo remédio para problemas de pele seca, alergias, picadas de insetos, cortes, machucados, coceiras, acnes, espinhas e até para problemas na mucosa, como no tratamento de aftas e hemorroidas.
3. Aplicações do suco da aloe vera
Vamos ver o que acontece se você tomar suco de aloe vera e para quais situações é geralmente indicado.
Antes, porém, vamos deixar claro o que esta planta contém de tão valioso, de modo a torná-la especial e apreciada em todo o mundo.
Um dos seus ingredientes ativos mais interessantes é o:
- acemanano, um mucopolissacárido natural que demonstrou haver efeito protetor das mucosas gástrica e intestinal.
Trato gastrointestinal
Em um estudo interessante, realizado no Reino Unido em 2004, os pesquisadores deram a um grupo de pessoas com colite ulcerativa, um tipo de doença inflamatória do intestino, o sumo de aloe vera para beber duas vezes por dia.
Depois de apenas quatro semanas houve melhoras da doença nos participantes que beberam o suco de babosa, em comparação com o grupo de controle que tinha tomado apenas água pura.
Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, principalmente devido aos mucopolissacarídeos contidos na planta, a aloe também é usada para problemas muito comuns, tais como colite, gastrite e outros tipos de inflamação.
Mas, como acima especificado, para tal, o produto usado deve ser estritamente sem aloína, pois, ao contrário pode causar agravamento dos sintomas.
Portanto, consulte sempre um médico e nunca se automedique.
Sistema imunológico
Demonstrado também que o acemanano tem propriedades imunoestimulantes, pois estimula a atividade dos macrófagos, protegendo o corpo contra vírus e bactérias.
Esta é uma das principais razões pelas quais se bebe o suco de babosa, para estimular as defesas naturais do organismo nos períodos em que elas mais são requeridas:
- outono,
- inverno,
- durante períodos estressantes de provas físicas e mentais.
É por isso que ao tomar suco de aloe com frequência, começa-se a notar melhorias na pele, cabelos e unhas.
A lista é certamente, não exaustiva. São muitas as substâncias que fazem desta planta um tesouro ainda a ser descoberto.
Contraindicações
Como todas as plantas, até mesmo a aloe não está isenta de possíveis efeitos colaterais encontrados com mais frequência principalmente no trato gastrointestinal, como cólicas e diarréia.
Neste caso, você deve ouvir o seu corpo e parar o tratamento imediatamente.
Se você estiver tomando medicação, é sempre melhor falar com o seu médico antes de começar a beber o suco da babosa.
Pode haver interação medicamentosa dependendo do medicamento que estiver fazendo uso.
O suco não deve ser consumido por mulheres grávidas (não existem estudos que indiquem a sua segurança) e durante a lactação (pode deixar o leite amargo e não muito agradável para o bebê).
Muito importante se você tomar o suco de aloe é respeitar as doses indicadas na embalagem do produto e não pensar que só porque ele é um remédio natural, você pode usá-lo indiscriminadamente.
Como tudo o que é assumido para terapêutica ou preventivamente, é sempre bom seguir um ciclo que pode ser de um mês a três meses, e depois parar.
O gel, contudo, para uso tópico externo, não mostrou qualquer efeitos secundários e, a priori, pode ser utilizado por todos, muito bom inclusive para as crianças.
Só há problemas, é claro, no caso de sofrer de alergia à planta, o que também é geralmente muito raro.
Fonte:
@greenMe – Farei bem à Terra.