PEP significa: Profilaxia Pós-Exposição. Utilização de procedimentos e recursos para prevenir e evitar doenças.
A PEP se insere no conjunto de estratégias da Prevenção Combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para evitar novas infecções pelo vírus do HIV no mundo. Nesse sentido, reforça-se a indicação para além daquelas situações em que a PEP é classicamente indicada, na violência sexual e acidente do trabalho com perfuro cortante (Profissionais da área da saúde), com vistas a ampliar o uso dessa intervenção em todas as exposições que representem risco de infecção pelo HIV.
Em situações de exposições ao HIV, devem-se considerar potenciais exposições a outros agentes infecciosos, como patógenos de transmissão sexual como: chlamydia, gonorréia, sífilis entre outros e o vírus da hepatites B e C, que podem também ser encontrados nos matérias contaminados com sangue.
A indicação de PEP requer a avaliação do risco da exposição, o que inclui:
- O tipo de material biológico envolvido;
- O tipo de exposição;
- O tempo transcorrido entre a exposição e o atendimento;
- A condição sorológica para o HIV da pessoa exposta e da pessoa fonte.
Materiais biológicos considerados de alto risco para transmissão do HIV
- Sangue e outros materiais contendo sangue;
- Sêmen;
- Fluidos vaginais;
- Líquidos de serosas (peritoneal, pleural, pericárdico), líquido amniótico, líquor e líquido articular. Esses, são considerados potencialmente infectantes.
Materiais biológicos sem risco de transmissão do HIV:
- Suor;
- Lágrima;
- Fezes;
- Urina;
- Vômitos;
- Secreções nasais;
- Saliva (exceto em ambientes odontológicos).
Todavia, a presença de sangue nesses líquidos torna esses materiais potencialmente infectantes, exposições nas quais o uso de PEP pode ser indicado.
O primeiro atendimento após a exposição ao HIV é uma emergência médica. A PEP deve ser iniciada o mais precocemente possível, idealmente nas primeiras 2 horas após a exposição, tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição. A duração da PEP é de 28 dias sem interrupção da medicação. O tempo de acompanhamento do tratamento de seis meses passou para três meses.
Clique aqui e veja o Protocolo – PEP
Fonte:
http://www.brasil.gov.br/saude/2015/07/saude-define-protocolo-que-simplifica-tratamento-apos-exposicao-ao-hiv


