Publicado decreto que regulamenta o trabalho temporário

Foi publicado no dia 15/10/2019, no Diário Oficial da União, o decreto que regulamenta o trabalho temporário. O texto ratifica as normas implementadas pela Lei 6.019, de 1974.

 

 

O decreto diz que, ao trabalhador temporário, são assegurados direitos como:

  • remuneração equivalente àquela percebida pelos empregados da mesma categoria da empresa tomadora de serviços ou cliente, calculada à base horária, garantido, em qualquer hipótese, o salário mínimo regional;
  • pagamento de férias proporcionais, calculado na base de 1/12 do último salário percebido, por mês trabalhado.

A jornada de trabalho será de no máximo 8 horas diárias, podendo ter duração superior a 8 horas na hipótese de a empresa tomadora de serviços ou cliente utilizar jornada de trabalho específica.

“As horas que excederem à jornada normal de trabalho serão remuneradas com acréscimo de, no mínimo, 50%, e assegurado o acréscimo de, no mínimo, 20% de sua remuneração quando trabalhar no período noturno.”

De acordo com a regulamentação, o trabalho temporário será feito mediante aumento da demanda ou necessidade de substituição.

O prazo de duração do contrato não poderá ser superior a 180 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 90 dias por apenas uma vez.

Sobre a empresa prestadora de trabalho temporário, o decreto diz que ela fica obrigada a apresentar à fiscalização, quando solicitada, o contrato celebrado com o trabalhador temporário, a comprovação do recolhimento das contribuições previdenciárias e os demais documentos comprobatórios do cumprimento das obrigações estabelecidas pelo decreto que regulamenta a atividade.

Lei 6.019, 1974. O texto ratifica as normas implementadas por esta lei.

Clique aqui para ler o decreto.

 

Fonte:

Top