“Não tem sonho”, diz mulher com depressão por não conseguir trabalho. Realidade de muitos brasileiros

Vigilante desempregada acumula dívidas e sintomas, em Campinas.
80% dos desempregados sofrem com depressão e ansiedade, diz estudo.

 

Angústia, uma dor no peito. Porque não tem sonho. Quando você está trabalhando, você tem sonho de crescer, de ter alguma coisa, desabafa a vigilante de Campinas (SP) Eloísa Helena da Silva Barbosa, desempregada há quatro meses.

Ela já sofreu de depressão e voltou a sentir os sintomas ao buscar por uma vaga, sem sucesso.

O marido de Eloísa também não consegue uma recolocação no mercado. Nas duas contas bancárias que possui, ela conta que está negativa em, pelo menos, R$ 2,5 mil. Meu nome já sujou.

As inúmeras tentativas frustradas de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho podem aumentar a angústia e a depressão nas pessoas que já possuem uma predisposição para a depressão, até porque, as dívidas financeiras das famílias só acumulam nessas situações, segundo o psiquiatra Ataliba de Carvalho Júnior,

A dívida é um colaborador. Outras coisas também  precisam ser investigadas com toda a sutileza, o respeito e a consideração da vida emocional”, explica o especialista.

No dia 14/10/2916 a EPTV, afiliada da TV Globo, divulgou uma pesquisa realizada pela USP que revela uma relação íntima entre os problemas financeiros e de saúde.

No estado de SP, 80% das pessoas endividadas sofrem de depressão e ansiedade.

 

Mulher procura emprego em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)
Eloísa procura emprego em meio a sentimentos de depressão e angústia (Foto: Reprodução / EPTV)

 

Depressão

O relacionamento com o marido também está prejudicado, segundo Eloísa, que chegou a ficar afastada pelo INSS por quatro meses por conta da depressão, tempos atrás.

Sem emprego, o desânimo é inevitável para ela.

“Fico deprimia dentro de casa, fico brigando com as crianças. Vêm falar comigo e digo: não, não quero falar agora com você. Fico no meu quarto trancada, assistindo televisão, prefiro ficar dormindo o dia inteiro para não ver a hora passando (…) Tenho vontade até de fazer coisa errada, mas não tenho coragem”, desabafa.

 

Já sentiu algum sintoma?

Segundo o psiquiatra que atua em Campinas, a dívida não é a única responsável pelo quadro depressivo, mas ela colabora para isso.

Quem passa por uma situação de desemprego pode ter sintomas, que não devem ser ignorados.

A pessoa vai ter tristeza, perda de prazer nas atividades que ela tem, um aumento ou diminuição do sono, do apetite. Pode ter fraqueza, fadiga, ideias negativas de que as coisas não vão dar certo de jeito nenhum e dificuldade de concentração, explica Ataliba de Carvalho Júnior.

 

Estudo alerta endividados

Duas em cada três pessoas endividadas apresentam os sintomas típicos de depressão, de acordo com Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Os sentimentos mais frequentes nessas pessoas são:

  • insegurança para pagar as dívidas (69,9%),
  • angústia (61,8%),
  • ansiedade (59,8%)
  • estresse (57,6%).

As relações familiares também são afetadas de acordo com a pesquisa divulgada pela EPTV. 12% dos entrevistados disseram ficar mais nervosos.

As dívidas também levam a vícios como:

  • cigarro,
  • bebida alcoólica
  • excesso ou diminuição de ingerir comida.

É o caso de 16,8% dos entrevistados.

Os sintomas que permanecem ao longo de dias, ou meses, podem ter tendência para piora, segundo o psiquiatra. É preciso procurar um especialista.

“Quando você vai instituir um tratamento para sintomas depressivos, você tem uma resposta um pouco melhor quando esses sintomas são um pouco mais recentes. Se esperar muito tempo, a resposta demora mais”, afirma o psiquiatra.

 

Veja a reportagem abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=1g8nS7wBqDg

 

 

Fonte:

USP – Universidade de São Paulo

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/concursos-e-emprego/noticia/2016/10/nao-tem-sonho-diz-mulher-com-depressao-por-nao-conseguir-trabalho-campinas.html

https://servicos.spc.org.br/spc/controleacesso/autenticacao/entry.action

Serviço de Proteção ao Crédito

http://www.cndl.org.br

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

 

 

Top