A saúde mental do trabalhador é fundamental para que a atividade laboral seja realizada adequadamente.
Também é muito importante para mantermos equilíbrio e qualidade de vida.
Vídeo produzido por Louise Vendramini.
A saúde mental do trabalhador é fundamental para que a atividade laboral seja realizada adequadamente.
Também é muito importante para mantermos equilíbrio e qualidade de vida.
Vídeo produzido por Louise Vendramini.
Segundo o Ministério da Saúde (MS) os problemas de transtornos mentais relacionadas ao trabalho é a 3º causa de afastamento por doença pelos trabalhadores brasileiros em todo país, ficando atrás
apenas das doenças osteomusculares. Até 2030, esses transtornos mentais poderão chegar em 1º lugar em concessão de benefícios previdenciários.
Algumas das Doenças Mentais que afetam os Trabalhadores:
Acomete pessoas perfeccionistas, que fazem do trabalho uma missão de vida e quando não veem resultado ou reconhecimento, não conseguem mais realizar as tarefas as quais sempre se dedicaram.
Símbolo negativo do ritmo caótico das grandes cidades e das sociedades modernas. Diagnosticada em todas as atividades profissionais. Excesso de carga horária e horários inapropriados para a execução do trabalho, assédio moral ou sexual, baixa remuneração, são as causas mais frequentes e podem se manifestar de forma mais grave como: fobia social, depressão e a síndrome do pânico.
Doença mental que atinge muitos trabalhadores. É cada vez mais comum. Estudos apontam que o seu diagnóstico pode ser feito de modo tardio. Este tipo de doença pode surgir quando as condições de trabalho e a pressão psicológica são tão precárias que acabam por agravar o estresse ocupacional.
O uso de drogas como bebidas alcoólicas, cocaína e outras substâncias nocivas a saúde, estão sendo usadas pelos trabalhadores como válvula de escape para os problemas de estresse ocupacional ou até mesmo para enfrentamento de problemas pessoais. O agravante é o aparecimento de doenças mentais como depressão e a esquizofrenia.
Entre as principais dificuldades para prevenir as doenças mentais relacionadas ao trabalho estão os
diagnósticos inadequados dos médicos, tratamento deficiente e tardio e a dificuldade do próprio trabalhador em aceitar a doença mental que o acomete.
O melhor profissional para diagnosticar doenças mentais, incluindo aquelas relacionadas ao trabalho, é o psiquiatra.
Se você não está bem, procure ajuda.
O auto conhecimento é o que faz a diferença na vida e na saúde.
Fontes:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/RBSO_122.pdf
http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/id/5899760