Saúde – DIABETES, novo medicamento pode evitar a perda da visão. SUS.

DIABETES tipo 1 e 2 – Medicação Aflibercepte – Se você consegue controlar a glicose no sangue, que é a glicemia, você vai evitar que complicações como a perda da visão se instale então, você não vai precisar do uso do medicamento. É preciso uma conscientização para com os pacientes diabéticos para que eles previnem complicações e não precisem usar a medicação.

 

Resultado de imagem para Edema Macular Diabético.
Edema macular é a principal causa de perda de visão no diabetes cada vez mais frequente, uma verdadeira epidemia nos países desenvolvidos. O edema macular diabético está intimamente relacionado ao estilo de vida, obesidade, tabaco ou pressão alta. O edema macular é a principal causa de perda de visão em pacientes diabéticos e sua prevalência está diretamente relacionada à duração da doença diabética. Os números de incidência variam de acordo com as diferentes publicações e variam de 7.5% a 15.2%, sendo mais frequentes em diabéticos tipo 2 tratados com insulina. O valor da incidência do edema macular está diretamente relacionado ao controle metabólico dos pacientes e à presença dos fatores de risco.

 

O Sistema Único de Saúde vai oferecer o Aflibercepte, medicamento que pode evitar a cegueira em diabéticos.

Isso porque, algumas pessoas que têm diabetes tipo 1 e 2 também sofrem com uma doença chamada Edema Macular Diabético.

Essa doença pode cegar o paciente. Este medicamento é uma injeção que precisa ser aplicada no olho.

A endocrinologista Alana Abrantes explica a importância deste medicamento para essas pessoas.

“Ele melhora a vascularização da parte da retina, principalmente na questão da máquina, e vai melhorar esse edema, melhorando a visão do paciente.”

Os olhos são uma das partes que mais sofrem as consequências quando não há o devido controle da doença.

A médica Alana Abrantes alerta que o cuidado deve ser rigoroso.

O medicamento Aflibercepte vai estar disponível no SUS depois de 180 dias da portaria do Ministério da Saúde, que foi publicada no dia 5 de novembro. Além dele, o SUS já oferece antiflamatórios, corticoides e diuréticos para tratar o Edema Macular Diabético.

 

Fonte:

Ministério da Saúde.

Dra. endocrinologista Alana Abrantes.

Mundiblue.

Top