Ligações insistentes e fora do horário de trabalho, insultos e metas impossivelmente altas. As atitudes de lideranças tóxicas já levaram muitas pessoas a se demitirem, mas nem todos podem fazer isso

Como lidar com um líder tóxico
Muitas vezes, contudo, pedir demissão não é uma opção até que apareça outra vaga.
Nesses casos, ou para quem quer tentar lidar com a situação antes de tomar uma decisão definitiva, Francke compartilha recomendações que podem ser úteis:
1 – Conte para alguém: encontre um mentor fora da sua linha hierárquica direta que entenda a organização e possa oferecer conselhos de forma honesta e independente.
2 – Confronte o líder sobre o comportamento dele: não faça isso de surpresa, mas marque uma reunião e exponha suas preocupações com calma, de maneira formal, apresentando exemplos específicos. Se seus colegas também forem afetados, considerem abordar o assunto de forma conjunta para mostrar o impacto mais amplo. Seu líder pode não perceber o dano que está causando com seu comportamento.
3 – Proteja-se: estabeleça limites, priorize seu bem-estar e crie um espaço fora do trabalho. Pode ser difícil, mas aprender a se distanciar da situação ajudará você a recuperar a perspectiva e planejar os próximos passos.
4 – Use o RH com cautela: se sua organização tem um bom Recursos Humanos (RH), você certamente pode confiar nele, mas vale a pena verificar se o departamento tem um histórico de lidar com comportamentos inadequados em vez de ignorá-los.
Fonte:
Ann Francke, diretora executiva do Chartered Management Institute.
Época Négocios – Futuro do Trabalho.
Mundiblue/Silânia Costa Enfermeira do Trabalho.
