Você não é obrigado a aceitar e gostar mas, o respeito à diferença é fundamental para uma boa convivência. Respeitar as pessoas é não viver na ignorância, o mal do mundo.
O que é Identidade de gênero?
Identidade de gênero consiste no modo como o indivíduo se identifica com o seu gênero.
Em suma, representa como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros.
O que determina a identidade de gênero é a maneira como a pessoa se sente e se percebe, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.
A identidade de gênero pode ser medida em diferentes graus de masculinidade ou feminilidade, sendo que estes podem mudar ao decorrer da vida, de acordo com alguns psicólogos.
Tipos de identidades de gênero
Existem três principais tipos de identidade de gênero:
- transgêneros,
- cisgêneros e,
- não binários.
O transgênero é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento. Por exemplo: uma pessoa que nasce com características masculinas (do ponto de vista biológico), mas que se sente do gênero feminino; ou o indivíduo que possui características físicas femininas, mas que se identifica como um homem.
Ao contrário do que se pensava erroneamente no passado, a transgeneridade não é um distúrbio mental e qualquer tentativa de patologização do transgênero representa uma violação dos direitos humanos do indivíduo.
O cisgênero consiste no indivíduo que se identifica com o seu “gênero de nascença”. Por exemplo: um indivíduo que possui características biológicas típicas do gênero masculino e que se identifica (socialmente e psicologicamente) como um homem. Desta forma, pode-se dizer que trata-se de um homem cisgênero.
O não bionário é a classificação que caracteriza a mistura entre masculino e feminino, ou a total indiferença entre ambos. Os indivíduos não binários ultrapassam os papeis sociais que são atribuídos aos gêneros, criando uma terceira identidade que foge do padrão “homem-mulher”.
Identidade de gênero e Orientação sexual
Muita gente confunde os dois conceitos, no entanto identidade de gênero não está relacionado com orientação sexual.
Uma mulher transgênero (indivíduo que nasceu com órgão sexual masculino, mas que se identifica com o gênero feminino), por exemplo, pode ter qualquer tipo de orientação sexual – homossexual, bissexual, heterossexual, assexual, etc.
O termo “gênero” é usado para representar a diferença social e psicológica entre homens e mulheres.
Deste modo, a identidade de gênero, como dito, se refere a identificação que a pessoa tem por determinado gênero – homem, mulher, ambos ou nenhum.
Por outro lado, a orientação sexual depende do gênero que a pessoa sente atração sexual.
Ainda existe a expressão de gênero, que representa o modo como o indivíduo expressa o seu gênero para a sociedade, seja através das roupas, da linguagem, de atitudes, gestos, etc.
O que é LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais?
Atualmente a sigla LGBT refere-se a:
- Lésbicas,
- Gays,
- Bissexuais,
- Transexuais/Travestis
Não é necessário ter traços ou características homossexuais para se identificar dentro do conceito LGBT.
Definição de cada letra – LGTB/Relacionado a Orientação Sexual
Lésbicas
Lésbica é uma mulher homossexual, cujo amor e atração física é referente a outras mulheres. Como lésbicas, as mulheres não sentem qualquer desejo ou atração física por um elemento do sexo oposto. Ainda em jeito de curiosidade, destacamos a origem do nome Lésbica, que remonta para a ilha grega de Lesbos e para a interpretação dos poemas de Safo, que refletiam um amor sexual entre ela e outras mulheres.
Gays
Em contraste com o conceito de lesbianismo, Gays são homens que sentem atração física e sentimentos de amor apenas por pessoas do mesmo sexo, ou seja, outros homens. Esta condição pressupõe um distanciamento sexual relativamente ao sexo oposto.
Bissexuais
Um indivíduo com características bissexuais manifesta tendência afetiva e sexual para com membros do mesmo sexo e de sexo oposto. Estudada por sexólogos e outros profissionais, esta orientação sexual é motivo de dúvida para muitos e uma certeza para outros.
Transexuais/Travestis
Refere-se à condição do indivíduo cuja identidade de gênero difere daquela designada no nascimento e que procura fazer a transição para o gênero oposto através de intervenção médica, podendo ser redesignação sexual ou apenas feminilização/masculinização dependendo do gênero a ser transicionado (administração de hormônios e cirurgia de redesignação sexual). Troca de sexo.
Fonte:
Mundiblue. Práticas Avançadas em Saúde no Trabalho e do Trabalhador
Organização das Nações Unidas – ONU
Ministério da Saúde
Integralidade da atenção e cuidado são desafios da Política de Saúde LGBT
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sgep/sgep-noticias/14267-integralidade-da-atencao-e-cuidado-sao-desafios-da-politica-de-saude-lgbt