Você sabe o que é e como funciona a influência familiar? O contato e o convívio em família, é o primeiro exemplo de experiência em sociedade que uma pessoa vivencia. Essa experiência tem um peso muito grande na formação da pessoa que você quer ser e da imagem que cria de você mesmo.
O que é influência familiar?
Mais do que apenas lembranças, você carregará também muitos traços de personalidade que, talvez inconscientemente, foram construídos a partir de influências familiares.
Essas influências podem ter contribuído para que você forme conceitos importantes, como a ética e moral.
Assim como características mais triviais, como, por exemplo, gosto por esportes ou o time de futebol preferido.
É muito comum que as pessoas passem a vida inteira reproduzindo muitos dos comportamentos e experiências que vivenciou no Período Original.
Esse período dura desde o momento da sua concepção, ou seja, fecundação do óvulo, até seus sete anos.
É nesse período em que você absorve tudo aquilo que lhe é exposto, sejam coisas boas ou ruins.
Como, por exemplo, crianças que tiveram uma criação muito severa, e durante toda infância foram constantemente incentivadas a ter a imagem da “criança boazinha”.
Quando ela cresce, se torna um adulto infeliz e incapaz de se impor.
Esse adulto não saberá como lidar com emoções como a raiva e a tristeza, pois tudo o que aprenderam foi como reprimi-las.
Como lidar com as influências negativas
Caso você se enxergue vivendo uma vida infeliz e repleta de incertezas, a importância da sua busca pela compreensão do seu período original é enorme.
Somente dessa forma, você conseguirá compreender que muitos traços da sua personalidade e do seu comportamento foram desenvolvidos com base na influência familiar e nas suas experiências do período original, porque naquele momento você foi ensinado que era o correto, e lhe cabia melhor nas circunstâncias.
O que você precisa buscar entender é que, o contexto que você vive hoje, na sua vida adulta, não precisa estar relacionado com o que viveu no passado.
Se você aprendeu a reprimir suas vontades e emoções mais explosivas, quando criança para não ser repreendido por seus pais, você precisa entender que hoje, esses hábitos não lhe cabem mais tão bem.
De maneira nenhuma, o seu passado deve definir o que você é no seu presente.
Todas as memórias e todos os traumas podem ser ressignificados através da busca pelo autoconhecimento!
Fonte:
Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional – Sbie.