Recrutadores já sacaram: a forma como você fala dos outros em uma entrevista diz muito sobre você

Estudo revela que elogiar ou criticar colegas ajuda a identificar traços como empatia, ética e até indícios de depressão

 

 

Em uma entrevista de emprego, os recrutadores normalmente têm perguntas favoritas que gostam de fazer aos candidatos.

Deixando as preferências de lado, segundo a ciência, uma maneira de descobrir a verdadeira personalidade e os valores de uma pessoa é: pedir a ela que descreva as habilidades e a personalidade de outras pessoas.

Em artigo publicado no Inc., o palestrante e LinkedIn Top Voice Jeff Haden cita um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology.

Esse trabalho aponta que a maneira como um indivíduo descreve outro, revela seus próprios traços de personalidade.

“Avalia pessoas que você conhece como boas jogadoras de equipe? Você provavelmente também é um bom jogador de equipe. Em um sentido mais amplo, pessoas que descrevem os outros como entusiasmados, felizes, bondosos, corteses, emocionalmente estáveis e capazes, provavelmente possuem os mesmos atributos. Veja os outros como tendo uma boa ética de trabalho e você provavelmente também terá. Veja os outros como tendo boas habilidades de resolução de problemas e você provavelmente também terá. Veja os outros como colaborativos e você provavelmente também será cooperativo e prestativo” escreveu Haden. 

Contudo, o mesmo se aplica aos traços negativos.

Os pesquisadores salientaram que um enorme conjunto de traços de personalidade negativos está associado à visão negativa dos outros.

A simples tendência a ver as pessoas de forma negativa indica uma maior probabilidade de depressão e de vários transtornos de personalidade.

O palestrante salientou em seu artigo que valorizar certas habilidades que outras pessoas possuem, normalmente significa que a pessoa valoriza essas habilidades também.

“A correlação pode ser um pouco menos direta quando se trata de negatividade. Um bom membro de equipe pode descrever outra pessoa como sendo um mau membro de equipe, e com razão. É aí que entra a questão de pedir que as pessoas avaliem três pessoas. Se você descreve três pessoas como maus membros de equipe, isso geralmente significa que você é o único incapaz de se relacionar bem com os outros”, comentou.

Segundo ele, para não tornar a entrevista constrangedora ou desagradável, a dica é pedir para o candidato, ao invés de descrever um traço de personalidade, descrever algumas pessoas que ele conhece.

A maneira como o candidato avalia outras pessoas, especialmente quando suas avaliações são positivas, porque qualidades que admiramos tendem a ser qualidades que valorizamos e portanto, buscamos possuir, diz muito sobre a pessoa que fornece a avaliação.

Faça perguntas de acompanhamento inteligente, para que você entenda melhor as habilidades, a experiência e a personalidade do candidato.

Fonte:

Época Negócios – Futuro do Trabalho.

Mundiblue.

Top